sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Helicóptero Shot Down no Afeganistão, quatro soldados americanos mortos


Com as crises em curso domésticas no Golfo do México e ao longo da fronteira dos EUA com o México, é quase possível esquecer por um momento que os EUA têm dezenas de milhares de soldados e centenas de bilhões de dólares dedicados a uma escalada da guerra no Afeganistão e um diminuindo no Iraque. Ainda hoje ouvimos mais notícias sobre os perigos enfrentados pelos jovens americanos que lutam uma guerra difícil contra um povo que não têm nada a perder e um recorde imaculado de êxito contra invasores estrangeiros. Quatro soldados americanos foram mortos quando um helicóptero foi abatido por disparos de foguetes a partir de soldados do Taleban.

Acredita-se que o ataque aconteceu ao meio-dia e que dois foguetes foram disparados para derrubar o helicóptero. Nenhum outro detalhe do ataque foram libertados por militares.

Neste momento, o cronograma dos EUA para a retirada das tropas do Afeganistão é julho de 2011. Existem várias estratégias actualmente em vigor para tentar trazer o Talibã sob controle por esse tempo, mas ainda não parece que as forças terrestres fizeram qualquer progresso verdadeiramente sustentável em derrotar a insurgência.

Com o presidente Barack Obama enfrenta a maior crise ambiental da história dos EUA, é certo que os recursos executivos estão a ser desviados a partir da guerra contra o terror para lidar com as conseqüências do desastre político Gulf Oil. Com a situação no Golfo ainda está evoluindo e, aparentemente, piorando a cada dia, Obama não teve tempo ou o fórum para resolver a situação no Afeganistão ou no Iraque. Internacionalmente, o bloqueio de Gaza por Israel e seu ataque mal-fadada em um barco de ajuda não tem atraído os olhos do mundo da luta em curso no Afeganistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário